A páscoa está aí, e com ela a Sexta-feira-santa. Seja você religioso ou não, a desculpa para preparar um peixe não deve ser desdenhada, então aproveite. E se você não sabia o que fazer com isso, aqui está a sua resposta. Um peixe assado inteiro, lindo de se ver e fácil de fazer, com as melhores batatas e cenouras assadas que você já comeu.

E o mais lindo de tudo é que esse menu completo eu preparei com ingredientes 100% da feira. Tudo fresco e nada industrializado. Fora o fato de ser muito satisfatório fazer um cardápio completo sem nada do supermercado, é incrivelmente barato. Esse jantar todo saiu por mais ou menos R$30, isso é tipo R$7,50 por pessoa. Tipo nada. Por isso aconselho você à ir na próxima feira que tiver perto da sua casa e fazer o mesmo.

Peixe Assado com Batatas e Cenouras

Eu acho peixe assado assim um dos melhores jeitos de se cozinhar um peixe. Uma porque é fácil e praticamente sem erro, e outra porque é lindo! Acho quase teatral de tão dramático que é colocar um peixe intero na mesa, com cabeça e tudo. E com peixe, menos é realmente mais, então alguns simples temperos são mais que o suficiente. Um limãozinho e uma salsinha e pronto! Não precisa de nada mais.

Agora falemos de batatas, e de cenouras. Esse é simplesmente o jeito mais maravilhoso de se fazer legumes assados, na minha humilde opinião. Eu até gosto de simplesmente colocar as batatas direto no forno com casca e tudo, mas normalmente acho que no final elas nunca cozinham direito, e ficam meio duras. Mas desse jeito que faço aqui não. Cozinhando elas bastante na água antes faz com que elas fiquem muito mais macias e ganhem uma casquinha impressionante no final. Uma dica linda que aprendi com o Jamie Oliver. E se você nunca comeu uma cenoura assada assim, por favor, faça logo. É incrível! Elas ficam doce e quase se desmancham, a melhor cenoura que você já comeu. Gararanto!

Caso faça o pacote completo – peixe + batatas/cenouras – comece com as batatas/cenouras porque elas tem mais tempo de forno.

Batatas e Cenouras Assadas

Ingredientes
Batatas e Cenouras, mais ou menos duas batatas médias e uma cenoura por pessoa
Alho, uns 5 a 8 dentes
Alguns ramos de Alecrim
Azeite de oliva, sal e pimenta do reino

Pré-aqueça o forno a 250ºC.

Descasque as cenouras e as batatas e coloque em uma panela grande com água e sal. Leve ao fogo alto e cozinhe até que estejam macias quando furadas com um garfo, mais ou menos uns 15 minutos depois que começar a ferver. Escorra a água e dê umas sacudidas na panela para “machucar” as batatas e as cenouras – assim elas ficam com mais partes crocantes.

Dê uma amassada nos dentes de alho com uma faca de lado ou com a palma da mão. Em uma assadeira, regue alguns fios de azeite de oliva e coloque os dentes de alho e os ramos de alecrim. Coloque as batatas e as cenouras e regue tudo com mais azeite de oliva, um pouco de sal e pimenta do reino. Dê umas sacudida para misturar tudo e arrume tudo para deixar todos em uma só camada.

Leve ao forno e asse por mais ou menos 50 min no total. Depois de mais ou menos 30min, cheque para ver se a parte de baixo está dourada, se estiver é hora de virar. Com a ajuda de uma colher, vire todas cenouras e batatas, para garantir uma casquinha nos dois lados. Leve de volta ao forno por mais 20min, ou até que a parte de baixo também doure bem. Pronto!

Se estiver fazendo o peixe também, coloque-o no forno mais ou menos uns 20 minutos depois das batatas e cenouras, para que ambos fiquem prontos juntos.

Peixe Assado com Batatas e CenourasPeixe Assado com Batatas e CenourasPeixe Assado com Batatas e Cenouras         Peixe Assado com Batatas e CenourasPeixe Assado com Batatas e CenourasPeixe Assado com Batatas e Cenouras

 

Peixe Assado

Algum peixe inteiro bom para assar, eu fiz com Corvina, mas também adoro Tainha – se estiver em dúvida peça ajuda para o peixeiro. Cada peixe que fiz tinha 800gr, e foi o suficiente para 4 pessoas.
2 dentes de alho
1 limão siciliano
Alguns ramos de Salsinha
Azeite de oliva, sal e pimenta do reino

Se não estiver fazendo os batatas e cenouras pré-aqueça o forno a 250ºC.

Comece lavando o peixe por dentro e por fora. Descasque e fatie o alho e fatie o limão siciliano. Separe algumas fatias de limão para colocar em baixo do peixe.

Misture sal e pimenta do reino e deixe à mão, para não ter que mexer no saleiro quando estiver com as mãos sujas de peixe. Tempere o peixe com o sal e a pimenta, por dentro e por fora. Recheie o peixe com as fatias de alho, de limão e os ramos de salsinha.

Separe uma assadeira grande, regue com alguns fios de azeite de oliva e coloque as fatias de limão que separou. Arrume o peixe por cima do limão, isso ajuda a ele não grudar na forma e ainda ajuda a temperar. Regue o peixe com mais alguns fios de azeite de oliva e mais um pouco de sal e pimenta.

Leve ao forno e asse por mais ou menos 30 a 40 minutos, tudo dependerá do tamanho do seu peixe, esses da foto ficaram 40 minutos. Para saber se está pronto, usando um garfo, levante um pouco da pele na parte superior do peixe, se a carne estiver opaca e desmanchando, está pronto. Não fique com medo de cozinhar pouco, pois se cozinhar demais ele ficará seco.

Peixe Assado com Batatas e CenourasPeixe Assado com Batatas e Cenouras         Peixe Assado com Batatas e CenourasPeixe Assado com Batatas e CenourasPeixe Assado com Batatas e Cenouras         Peixe Assado com Batatas e CenourasPeixe Assado com Batatas e Cenouras

BOM APETITE!!! E UMA PÁSCOA DELICIOSA PARA TODOS!

Peixe Assado com Batatas e CenourasPeixe Assado com Batatas e CenourasPeixe Assado com Batatas e CenourasPeixe Assado com Batatas e Cenouras