Esse tronco na verdade é uma pasta de queijo, à base de cream cheese, moldada numa apresentação bonita. Ideal para festas em casa, sempre fica bem em cima da mesa, numa tábua de madeira com torradinhas ao lado.

É uma receita fácil, com um resultado extraordinário, tanto no sabor quando no visual. E como ela é embrulhada na hora de fazer, fica mega fácil para transportar também, para a casa de um amigo ou pic nic.

O cream cheese serve como base para outros queijos com mais sabor. Normalmente eu uso uma mistura de dois queijos, metade mais firme e metade mais macio, tanto pela textura quanto pelo sabor. Os queijos mais firmes (tipo parmesão) tem um gosto mais forte e normalmente são mais salgados. Já os mais macios costumam ser mais suaves. Então a mistura dos dois funciona super bem. Mas se quiser pode experimentar com qualquer queijo que preferir, como por exemplo só parmesão, ou só gruyère, gorgonzola ou roquefort. Assim como pode alterar os temperos adicionais. Eu sempre uso mostarda (dijon ou normal) e molho inglês, como as receitas tradicionais americanas, acho que elas deixam mais interessante e com um sabor mais marcante.

Essa receita já ganhou vários apelidos por meus queridos amigos (pode-se imaginar), o principal e que realmente pegou foi Trolha de Queijo. Mas decidi deixar a receita com o nome original, traduzindo do inglês Cheese Log.

Tronco de QueijoTronco de QueijoTronco de QueijoTronco de QueijoTronco de Queijo  Tronco de QueijoTronco de QueijoTronco de Queijo  Tronco de QueijoTronco de QueijoTronco de QueijoTronco de QueijoTronco de Queijo

Tronco de Queijo

Os ingredientes abaixo são para um tronco grande (com um pote grande de cream cheese) se quiser fazer um menor é só reduzir os ingredientes pela metade.

Ingredientes
300gr de cream cheese
100gr de um queijo firme – Parmesão, Pecorino, Grana Padano…
100gr de um queijo macio – Gouda, Gruyère, Emmental, Maasdam, Gorgonzola…
1 col. chá de molho inglês (opcional)
1 col. de chá de mostarda (opcional)
1 pitada de pimenta do reino
1 xícara de nozes, nozes pecã, amêndoas ou pistaches

Rale os queijos no ralador fino e misture-os com o cream cheese, até obter uma pasta uniforme. Adicione o molho inglês, a mostarda e a pimenta do reino. Misture novamente.

Espalhe essa pasta em um pedaço grande de papel manteiga. Forme o tronco fechando o papel, apertando para dar a espessura desejada, aperte e enrole as pontas.

Leve à geladeira por mais ou menos uma hora, apra firmar.

Enquanto prepare as nozes. Pré-aqueça o forno à 180ºC. Pique as nozes com uma faca ou no processador. Leve-as ao forno por 10min, ou até que estejam levemente douradas.

Retire o tronco da geladeira. Espalhe as nozes sobre uma tábua ou sobre um novo pedaço de papel manteiga (se for consumir mais tarde). Desembrulhe o tronco e coloque-o sobre as nozes, girando e apertando até que ele fique todo coberto. Consuma imediatamente ou embrulhe novamente no papel manteiga e leve a geladeira por no máximo um ou dois dias.