Quinoa é algo que sempre que cozinho eu adoro, e penso “por que não uso mais”, aí eu lembro que é porque é caro pra caramba. Mas mesmo assim, às vezes eu tenho aqui em casa, e sempre que eu vou usar eu busco alguma receita legal para fazer, ao invés de apenas cozinhar e servir como um arroz. Dessa vez, aproveitei para unir ela com alguns aspargos que eu tinha na geladeira. Na minha busca por inspiração acabei achando uma que me pareceu ideal. É rápida, é saudável, é saborosa e, o melhor, usa uma só panela. Aleluia! Como ela quase não tem preparo, fica pronta em  menos de 20 minutos, eu juro. E pra quem já gastou com a quinoa e não quer gastar mais um tanto com os aspargos, pode substituí-los por ervilhas congeladas.

Quinoa com Aspargos e Frango DesfiadoQuinoa com Aspargos e Frango DesfiadoQuinoa com Aspargos e Frango Desfiado  Quinoa com Aspargos e Frango DesfiadoQuinoa com Aspargos e Frango Desfiado  Quinoa com Aspargos e Frango DesfiadoQuinoa com Aspargos e Frango DesfiadoQuinoa com Aspargos e Frango DesfiadoQuinoa com Aspargos e Frango Desfiado

Quinoa com Aspargos e Frango Desfiado
receita inspirada na Martha Stewart
para 2 pessoas

Ingredientes
1 cebolinha
½ xícara de quinoa
1 peito de frango, sem pele e sem osso
raspas de meio limão siciliano
alguns aspargos
1 xícara de água fria

Enxágue a quinoa e deixe escorrer em uma peneira.

Fatie a parte branca da cebolinha em rodelas e a parte verde em diagonais.

Em uma panela pequena, aqueça alguns fios de azeite. Adicione a parte branca da cebolinha e refogue alguns minutos, até começar a dourar. Adicione a água, a quinoa, o frango e as raspas de limão e tempere com uma boa pitada de sal e um pouco de pimenta do reino. Espere ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos.

Corte fora a parte dura dos aspargos e fatie-os em pedaços pequenos. Adicione-os à panela (após os 10 minutos) e cozinhe por mais 5 minutos, ou até que toda a água tenha sido absorvida pela quinoa.

Retire o frango da panela e desfie-o com dois garfos. Misture de volta e teste o sal. Salpique com a cebolinha e sirva, quente ou morno.