O Five Leaves, no Brooklyn é um restaurante magnífico, com um cardápio maravilhoso, cheio de pratos saborosos para todas as horas. No tempo que passei em Nova York fiz diversas refeições por lá, e de todos os pratos que provei lá, acho que esse é o meu preferido. E um dos maios famosos do lugar também. Todo final de semana de brunch você pode ver essas panquecas saindo da cozinha uma atrás da outra.

A massa é fofa mas meio densa, levemente diferente das panquecas normais, por causa da ricota, e a apresentação é linda! Um empilhamento de panquecas, bananas e frutas vermelhas, cobertas com uma manteiga açucarada e maple syrup. Depois de dar uma pesquisada na internet vi que realmente ela é famosa, vários blogs e sites já tentaram fazer suas versões caseiras. Depois de ler algumas escolhi a que mais me pareceu interessante, testei e adorei. No próximo final de semana que você quiser fazer um prato bonito de panquecas leves e bem gostosas, essa é a receita!

Essa uma receita de uma série que fiz inspirada em comidas que provei quando passei um tempo em Nova York. Quem me ajudou a preparar essa receita foi a Larissa, amiga fotógrafa que mora no Brooklyn, Nova York, e me acompanhou por mil lugares para comer (metade deles de brunch) e participou desse dia de panquecas comigo lá na minha cozinha em Buschwick, no Brooklyn. Além da Dutch Baby, fizemos também a impressionante Panqueca Dutch Baby. E se quiser saber todos os meus lugares preferidos de Brunch no Brooklyn é só entrar nesse post aqui.

Panquecas de Ricota  Panquecas de RicotaPanquecas de Ricota  Panquecas de RicotaPanquecas de Ricota  Panquecas de RicotaPanquecas de RicotaPanquecas de Ricota  Panquecas de RicotaPanquecas de RicotaPanquecas de Ricota  Panquecas de RicotaPanquecas de RicotaPanquecas de RicotaPanquecas de Ricota  Panquecas de RicotaPanquecas de Ricota

Panquecas de Ricota do Five Leaves
rende de a 4 a 6 panquecas médias
receita adaptada do The Redford Creative

A receita original do restaurante é servida com uma manteiga de Honeycomb, um doce de açúcar (que não tem nada a ver com mel), bem típico dos Estados Unidos. Como não se acha por aqui, e fazer ele só para essa manteiga é meio exagerado, decidi usar maple syrup, mas pode usar mel também. O resultado é um pouco diferente mas bem gostoso.

Ingredientes
1 xícara de ricota (+/- 150 gramas)
¾ xícara de leite (180ml)
4 ovos, separados
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
uma pitada de sal
100gr de manteiga sem sal, amolecida em temperatura ambiente
mais algumas colheradas de manteiga para cozinhar as panquecas
2 colheres de sopa de maple syrup ou de mel
bananas e frutas vermelhas para servir

Comece fazendo a manteiga doce. Com uma colher, misture a manteiga amolecida com o maple syrup ou mel. Deixe em temperatura ambiente até a hora de usar, depois guarde na geladeira o que sobrar.

Aqueça o forno a 180ºC e separe uma assadeira para colocar as panquecas no forno, quando elas forem ficando prontas.

Em uma tigela média, bata levemente a ricota, o leite e as gemas, até que fique tudo bem misturado.

Em uma tigela grande, peneire a farinha com o sal e o fermento. Adicione a mistura líquida à farinha e misture bem.

Em uma outra tigela limpa, bata as claras em neve, com uma batedeira ou mixer ou na mão mesmo com uma vara de arames. Incorpore as claras à massa da panqueca, devagar e com muito cuidado, usando uma espátula ou colher de metal grande.

Aqueça uma frigideira com uma colher de sopa de manteiga. Adicione uma concha da massa e cozinhe por alguns minutos de cada lado, até que elas fiquem levemente douradas. Vire-as com bastante cuidado, usando uma espátula grande.

Empilhe as panquecas, intercalando com fatias de banana, espalhe as frutas vermelhas, coloque colheradas da manteiga doce por cima e bom apetite.