Esta é uma das receitas de um banquete árabe que fiz com uns amigos no reveillon desse ano, na Serra do Cipó, em Minas Gerais, em uma cozinha maravilhosa em um lugar incrível. Para ver as outras receitas e fotos que fiz por lá é só clicar aqui.
Babaganoush é outra pasta típica da cozinha árabe/libanesa, à base de beringela defumada e tahine. Ela tem uma textura cremosa e um sabor de fumaça que eu acho sensacional. E mesmo que pareça, não é difícil fazer em casa. Lógico que ajuda muito se você tiver um fogão à lenha como esse que eu usei para fazer facilita muito, mas você pode conseguir um resultado bem parecido no fogão de casa.
Babaganoush
Na Serra tive a oportunidade de fazer o Babaganoush diretamente no fogão à lenha, mas você pode fazer em casa usando a chama do fogão.
Ingredientes
2 beringelas
2 dentes de alho
2 col. de sopa de tahine (pasta de gergelim)
1 limão tahiti
½ col. de chá de sal
uma pitada de pimenta do reino
1 col. de sopa de azeite de oliva e mais um pouco para servir
Acenda a maior boca do fogão e coloque as beringelas diretamente sobre a grade do fogão, para ela ter contato com a chama. Deixe cozinhar, virando constantemente com um pegador, até que fiquem queimadas e pretas em todos os lados. Retire e deixe esfriar um pouco.
Rale ou amasse os dentes de alho.
Abra as beringelas com uma faca e retire todo o conteúdo de dentro com uma colher.
Adicione o alho, o tahine, o suco de limão, o sal, a pimenta do reino e uma colher de azeite de oliva. Misture tudo. Prove para ver se precisa de mais tahine, limão, sal ou pimenta. Se quiser uma pasta mais lisa, pode bater tudo no liquidificador, mas eu prefiro ela com pedaços maiores de beringela.
Leve a geladeira até a hora de servir. Regue com azeite de oliva e sirva com Pão Pita, ou outro tipo de pão.
1 de agosto de 2016 at 13:49
Olá!
Gostaria de saber se posso armazenar na geladeira por 4/5 dias?
2 de agosto de 2016 at 21:19
Oi Geovanna. O ideal é comer em uns 2, 3 dias. Mas acredito que até uns 5 ela pode durar sim. Só prova antes pra ver se está tudo certo 😉