Esta é uma das receitas de um banquete árabe que fiz com uns amigos no reveillon desse ano, na Serra do Cipó, em Minas Gerais, em uma cozinha maravilhosa em um lugar incrível. Para ver as outras receitas e fotos que fiz por lá é só clicar aqui.
Esse quibe com certeza foi a minha receita preferida de todo o banquete árabe. Já tinha feito um teste de um quibe de abóbora em casa, mas não tinha ficado nem um pouco feliz, ficou seco e meio sem gosto. Dessa vez, com a ajuda de uns amigos e umas dicas que aprendi por aí, ele ficou perfeito. Molhadinho, muito bem temperado e leve. Um prato incrível para servir em qualquer ocasião, e uma alternativa vegetariana ótima para o quibe tradicional.
Alguns segredos para deixar esse quibe perfeito são: a abóbora macia mas não tanto a ponto de virar purê, assim você tem uns pedaços maiores na massa; o tempero da ricota com salsa, hortelã e uma mistura de temperos sírios; e a manteiga derretida que é jogada por cima de tudo, e deixa o quibe úmido e delicioso. É só seguir tudo isso que o sucesso é garantido.
Quibe de Abóbora com Ricota
Essa receita rende um quibe bem grande, que serve umas 10 pessoas. Se quiser pode reduzí-la pela metade tranquilamente.
Como na serra tínhamos um fogão à lenha na casa, deixamos a ábobora no fogo por uns minutos, para ela amolecer um pouco antes de cortar e pegar um pouco do gosto de defumado, mas você em casa não precisa fazer isso.
Ingredientes
1 abóbora japonesa/cabotiá
2 xícaras de trigo para quibe
água fervendo
1 peça de ricota
um punhado pequeno de folhas de hortelã e de salsinha
½ col. de chá de noz moscada
1 col. de chá de canela em pó
pimenta do reino
100gr de manteiga
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Corte a abóbora em gomos grandes, retire as sementes e arrume em uma assadeira. Regue com um pouco de azeite de oliva e tempere com umas pitadas de sal. Leve para assar por 30 a 45min, até que a abóbora esteja macia, mas não desmanchando.
Enquanto ela assa, hidrate o trigo. Em uma tigela, coloque o trigo para quibe e despeje água fervendo até um dedo acima do trigo. Deixe ele descansar e absorver a água por meia hora.
Retire a abóbora do forno (não desligue o forno), espere esfriar um pouco e, com uma colher, raspe a polpa da casca. Se sobrarem alguns pedaços de casca não tem problema, ela é super gostosa também.
Misture a abóbora com o trigo, até obter uma massa uniforme, mas com alguns pedaços de abóbora ainda inteiros. Prove para ver se precisa de mais sal.
Unte uma assadeira com azeite de oliva (pode ser a mesma que você assou as abóboras) e espalhe metade da massa de abóbora, alisando com uma colher de pau.
Esfarele a ricota por cima. Pique o hortelã e a salsinha e jogue por cima da ricota. Tempere tudo com a de noz moscada, a canela em pó, sal e pimenta do reino. Misture um pouco com as mãos e aperte levemente para deixar mais liso.
Despeje o restante da massa de abóbora por cima, espalhe e alise com a colher.
Derreta a manteiga em uma panela pequena ou no microondas.
Com uma faca, faça cortes diagonais leves em toda a superfície do quibe, fazendo um desenho de xadrez. Despeje metade da manteiga sobre o quibe e leve para assar.
Asse por 30 a 40min, até que esteja levemente dourado. Retire do forno, despeje o restante da manteiga derretida por cima e sirva em seguida.
12 de fevereiro de 2016 at 17:59
Essas receitas árabes foram um sucesso aqui em casa. Fiz o pão, o quibe, o homus e o tabule. A família amou e fiquei feliz por não sentirem falta da carne. Obrigada pelas receitas e por esse site lindo, que aguça sempre minha vontade de cozinhar!
17 de fevereiro de 2016 at 12:56
Jeni!! Que demais! 😀 😀 😀 Muito sucesso!!! Fiquei super feliz. Obrigado por tudo. Beijo, Angelo 😉
3 de outubro de 2016 at 12:54
Ainda não fiz, não provei, mas já gostei só de viajar pelas belas imagens. Parabéns!!!!!!!
8 de janeiro de 2017 at 11:37
Comi kibe de abobora mas nao era assado. Era bem cremoso e tinha coalhada por cima. Uma delicia. Voce tem esse receita?
20 de janeiro de 2017 at 21:31
Não tenho não. Só uso essa mesmo. Experimenta, é bem gostosa 😉