Esta é uma receita clássica austríaca, da cidade de Linz, parente próxima da Linzer Torte, uma das tortas mais clássicas e antigas da história da confeitaria. São lindos biscoitos recheados, quase pequenos enfeites para a árvore de Natal. Por isso foram a minha escolha para os biscoitos natalinos deste ano.

A massa é doce e amanteigada com amêndoas e muitas especiarias, com todo o sabor e aroma de Natal. Depois de assados são recheados com geleia de framboesa e cobertos com uma nevasca de açúcar de confeiteiro. O processo é um pouco trabalhoso, mas vale o esforço, principalmente para embelezar a mesa do Natal ou presentear quem você realmente gosta.

Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer  Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer  Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer  Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer

Biscoitos Linzer (Amêndoas, Especiarias e Geleia)
rende mais ou menos 20 biscoitos recheados

Ingredientes
1 xícara de amêndoas
2 xícaras + 2 col. de sopa de farinha de trigo
1 col. de chá de fermento
1 col. de chá de canela em pó
¼ col. de chá de cravo em pó
¼ col. de chá de noz moscada
¼ col. de chá de sal
200gr de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
½ xícara de açúcar
1 ovo
1 col. de chá de extrato de baunilha
açúcar de confeiteiro, para polvilhar
geleia de framboesa ou frutas vermelhas, para rechear

Antes de tudo, retire a manteiga e o ovo da geladeira, para que fiquem em temperatura ambiente.

Comece torrando as amêndoas. Pré-aqueça o forno a 180ºC e asse-as em uma assadeira por 10 a 15 minutos, até que estejam soltando seu aroma e começando a dourar. Retire, espere esfriar um pouco e coloque no processador de alimentos com ½ xícara da farinha. Bata até que a amêndoa se transforme em uma farinha grossa. Cuidado para não bater demais pois a amêndoa começará a soltar seus óleos e se transformará em uma manteiga (se não tiver processador, pode fazer no liquidificador também, em etapas).

Adicione ao processador o restante da farinha de trigo, o fermento, a canela, o cravo, a noz moscada e o sal, e pulse algumas vezes apenas para misturar. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar por alguns minutos, até que a mistura fique clara e fofa. Adicione o ovo e a baunilha e bata mais um minuto para misturar bem.

Com a batedeira no mínimo, adicione a mistura de farinhas aos poucos. Assim que terminar de adicionar desligue a batedeira e termine de incorporar a massa com uma espátula. A massa ainda vai estar um pouco mole, é normal, depois de gelada ela fica perfeita para abrir e moldar os biscoitos. Divida em dois e forme dois discos achatados, embrulhe com plástico filme e leve à geladeira por no mínimo uma hora.

Separe duas assadeiras e forre com papel manteiga. Retire uma massa da geladeira, desembrulhe e abra com um rolo em uma superfície lisa com bastante farinha. Abra a massa com cuidado, aos poucos, girando e virando a massa constantemente para que ela não grude na mesa. Estique até ficar com uma massa de um pouco menos de meio centímetro.

Separe um prato fundo com um pouco de farinha. Passe os moldes de biscoitos na farinha, molde os biscoitos e transfira para o papel manteiga. Faça biscoitos médios a grandes, para conseguir fazer o furo depois, e lembre-se de moldar os biscoitos sempre em pares. Junte as sobras de massa e molde mais biscoitos (leve ao freezer por alguns minutos se ela estiver muito mole e grudenta).

Antes de fazer os furos no meio dos biscoitos leve ao congelador por 15 minutos (se não tiver espaço pode colocar na geladeira por 30min). Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180ºC. Retire as assadeiras do congelador e faça um furo com um molde menor no centro de metade dos biscoitos. Leve ao forno imediatamente, ainda gelados, e asse até que estejam levemente dourados, 12 a 20 minutos, dependendo do forno. Retire do forno e deixe os biscoitos esfriarem completamente em uma grade de arames, se tiver, senão deixe na assadeira mesmo.

Separe as partes de cima dos biscoitos e peneire sobre eles o açúcar de confeiteiro. Com uma espátula pequena ou colher, espalhe um pouco de geleia sobre os biscoitos de baixo e cubra com a parte de cima furada, apertando levemente para espalhar a geleia. Guarde em um pote bem fechado, sem empilhar para não desfazer a cobertura de açúcar. Eles ficam crocantes nos primeiros dois dias, depois começam a amolecer um pouco devido a geleia, mas continuam deliciosos, quem sabe até melhor.