Da minha série Pepinos e Picles.

Cornichons é um clássico francês, normalmente feito com pepinos um pouco menores na verdade. Super vinagrosos, e cheio de temperos: alho, cebola, tomilho, pimenta e uma fatia de limão siciliano no topo, que dá um leve perfume ao picles no final. São bem fortes, pra quem gosta mesmo de vinagre. O aroma do limão siciliano é super interessante.

Picles Cornichons

Picles Cornichons  Picles Cornichons

Picles Cornichons

Picles Cornichons

Picles Cornichons

Picles Cornichons

Picles Cornichons

Picles Cornichons  Picles Cornichons

Cornichons
Rende 2 a 3 vidros de conserva
Receita adaptada da Cooks Atelier

Ingredientes
1 kg de pepinos para conserva
½ xícara de sal
tomilho fresco, alguns ramos por vidro
dentes de alho, 2 por vidro
folhas de louro, 1 por vidro
pimenta do reino em grãos inteiros
1litro de vinagre de vinho branco
fatias de limão siciliano, uma por vidro

Lave os pepinos e misture com o sal. Esfregue bem o sal em todos eles e coloque em um escorredor sobre uma tigela, e deixe drenando por algumas horas. Isso ajuda a retirar a umidade dos pepinos para que eles fiquem mais crocantes.

Seque-os rapidamente com papel toalha, deixando um pouco do sal. Transfira para os vidros esterilizados, arrumando os pepinos com os dentes de alho, tomilho, louro e pimentas do reino. Em uma panela aqueça o vinagre até quase ferver e despeje nos vidros, até cobrir todos os pepinos. Coloque uma fatia de limão sobre os pepinos, tampe, dê uma mexida e leve à geladeira. Eles ficam prontos em alguns dias e duram alguns meses na geladeira.