Esse foi o prato que a Gabi preparou lá na cozinha dela. Um cozido típico japonês, com carne, inúmeros tipos de legumes e outros ingredientes, temperados com um molho à base de shoyu, sake mirin e açúcar. A graça desse prato é que ele é preparado na própria mesa, em uma panela no centro, e cada um vai se servindo à medida que tudo vai ficando pronto.
Normalmente ele é servido com arroz japonês e um pote com um ovo cru batido. Usando hashis, cada um vai retirando da panela no centro o que quiser, passa no ovo cru, e come. A primeira vista parece algo estranho, mas o ovo tem uma função bem legal, ele ajuda a esfriar a comida que sai quente da panela e também ameniza um pouco o sal do shoyu.
A lista de ingredientes além da carne é enorme, e você não precisa necessariamente de todos, mas não saberia dizer qual é menos importante porque adoro todos. E se quiser fazer mesmo sem a panela elétrica, que não é algo tão comum assim, pode fazer numa frigideira no fogão e levar à mesa quando ficar pronto.
Sukiyaki
para 5 pessoas
Ingredientes
500gr de carne para sukiyaki
10 cogumelos shitaki, em fatias
1 pacote de cogumelos shimeji, em pedaços
um maço de cebolinhas, em pedaços grandes
2 cebolas, em fatias
½ acelga
um punhado de folhas de horenso (espinafre japonês)
1 pacote de moyashi (broto de feijão)
1 pacote de tofu, em pedaços
1 pacote de konnyaku (macarrão de batata)
1 col. de sopa de manteiga
5 ovos
arroz japonês
Molho
2 xícaras de água
½ xícara de saquê mirin
1 xícara de shoyu
4 col. de sopa de açúcar
Comece preparando o arroz japonês, conforme as indicações da embalagem e deixe-o pronto.
Prepare o molho, misturando em uma panela todos os ingredientes e aqueça em fogo médio até o açúcar dissolver. Reserve.
Separe e organize todos os ingredientes do sukiyaki em pratos e potes.
Se tiver uma panela elétrica, coloque-a no meio da mesa, ligue-a e aqueça a colher de manteiga. Coloque alguns pedaços de carne, e refogue rapidamente. Arrume eles em um canto da panela e comece a organizar os demais ingredientes, um pouco de cada, começando com os que demoram mais para cozinhar (cebola, cebolinha, cogumelos e moyashi), cubra com um pouco de molho, siga com os ingredientes mais rápidos (acelga, horenso, tofu e konnyaku) e cubra com um pouco mais de molho. Tampe a panela e deixe cozinhar por alguns minutos.
Quebre os ovos em potinhos individuais para cada pessoa, misture com o hashi para quebrar a gema. Sirva o arroz também em potes individuais.
À medida que os ingredientes vão ficando prontos, vá se servindo com hashis, passando no ovo cru antes de comer. Coma com o arroz também.
Caso não tiver uma panela elétrica e quiser fazer no fogão, pegue uma frigideira grande e cozinhe uma porção de ingredientes de cada vez, servindo em potes individuais ou levando a frigideira à mesa. Vá repetindo a operação até acabar os ingredientes, ou a fome.