Recentemente, na minha viagem a Nova York, fiz um curso na Institute of Culinary Education de Dim Sum, que é como se chamam o conjunto de aperitivos da cozinha chinesa. Nessa categoria aí estão alguns dos pratos da culinária deles que eu mais gosto, como os rolinhos primaveras, guiozas, costelinhas e, meu preferido, pão chinês recheado de porco e cozido no vapor, que em chinês chamam Char Siu Bao. No curso do Chef Youngsun Lee aprendi a fazer a massa e o recheio, e foi incrível. Eu sou realmente muito fã desse pão chinês. Ele é muito macio e adocicado, recheado com um porco agridoce incrível. Além dessa receita ainda aprendi a fazer costelinhas de porco agridoce e uma trouxinha de camarão chamada Siu Mai. Um dia faço elas para o blog também.
Para fazer o recheio, na aula usamos um pedaço de porco barbecue chinês pronto. Ele é encontrado por lá em lojinhas de comidas orientais, mas como aqui no Brasil é mais difícil, achei uma receita para fazer em casa, que não é difícil e já vale a pena por si só. Só entrar nesse link e fazer. Se não quiser ter o trabalho de fazer o recheio pode usar carne de porco moído, ou então inventar o seu próprio recheio, com carnes ou só de vegetais. A massa por si já é ótima e vale a pena todo o trabalho.
Pão Chinês no Vapor com Porco Agridoce
rende 10 a 12 pãezinhos
A receita rende uma quantidade boa de pãezinhos, o suficiente para umas 4 a 5 pessoas comerem bem. Se quiser fazer apenas metade, sugiro fazer a receita inteira, cozinhar tudo e depois congelar alguns pãezinhos já cozidos. Quando quiser comer novamente é só reaquecer no vapor, com ele congelado mesmo, fica ótimo.
Se não quiser ter o trabalho de fazer o porco barbecue para o recheio, pode usar cubinhos de carne de porco refogados, ou então uma combinação de vegetais ralados, como repolho e cenoura.
Ingredientes
para a massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 col. de chá de fermento instantâneo seco
1 col. de chá de fermento químico em pó
4 col. de sopa de açúcar refinado
½ col. de chá de sal
½ xícara de água morna (não pode estar muito quente)
1 col. de sopa de óleo de canola
para o recheio
½ receita de Porco Barbecue Chinês
1 cebola pequena
1 col. de sopa de óleo de gergelim ou de canola
1 col. de sopa de açúcar
3 col. de sopa de shoyu
⅔ de xícara de água
2 col. de sopa de maizena
papel manteiga para cozinhar
Para a massa, misture a farinha, com os fermentos, sal e açúcar em uma tigela grande. Adicione a água morna e o óleo, e misture com as mãos, até que ela comece a ficar unida. Despeje em uma tábua com um pouco de farinha e sove a massa por uns 5 minutos, até que ela fique bem elástica e macia.
Coloque a massa em uma tigela limpa, cubra com um pano de prato úmido e deixe crescer por 30min a 1hr, até que ela dobre de tamanho. Enquanto ela cresce prepare o recheio.
Pique a carne de porco barbecue em pedaços bem pequenos. Pique a cebola também.
Em uma panela wok ou frigideira grande aqueça o óleo e refogue a cebola por um minuto. Adicione o açúcar e shoyu e cozinhe até começar a borbulhar. Em uma xícara, dissolva a maizena com a água e adicione à panela. Cozinhe até ferver novamente e adicione a carne de porco picada. Cozinhe por apenas uns minutos, só para misturar tudo, a carne não precisa ficar quente. Retire do fogo e deixe esfriar em uma tigela enquanto prepara os bolinhos.
Comece com metade da massa. Corte-a em 5 a 6 pedaços menores. Em uma superfície enfarinhada abra um pedaço de massa com as mãos ou com um rolo de massa. Recheie com uma boa colherada de massa e feche as pontas, faendo preguinhas e girando no final para fechar bem e ficar bem bonito.
Quando terminar de montar os bolinhos aqueça uma panela grande com água. Se tiver uma panela de cozinhar no vapor ótimo, senão pode usar um escorredor de massa sobre uma panela de água, funciona super bem, o importante é deixar a panela vedada com o vapor dentro.
Corte quadrados de papel manteiga. Coloque os pãezinhos, poucos por vez, dentro da panela, com o papel por baixo. Tampe e cozinhe por 12 min, até que eles cresçam e o recheio fique quente. Teste um para ver se estão prontos. Evite abrir a panela durante o cozimento, para eles crescerem bem. Sirva na hora, quentinhos e macios.
Se quiser congelar uma parte dos bolinhos, cozinhe-os normalmente, espere esfriar e coloque no congelador. Depois é só reaquecer no vapor mesmo, por 10min, não precisa descongelar antes. Fica como se fosse fresquinho.
1 de dezembro de 2015 at 23:34
Ei! Ainda não testei essa receita mas tenho uma dúvida. Eu não tenho panela a vapor então vou seguir a dica do escorredor. Quando aquecer a água ela pode ferver ou não? porque eu fiquei pensando que quando a gente tampa a panela meio que o vapor começa a condensar na tampa e pode pingar na comida deixando ela úmida.
Obrigada!!!
10 de dezembro de 2015 at 20:25
Oi Natalia. Tem que ferver sim. É o vapor mesmo que cozinha o pãozinho, então tem que ser bem forte. E não tem problema se condensar não. A água normalmente escorre pelos lados da tampa, e mesmo se cair umas gotas sobre ele não tem muito problema. Boa sorte aí! Beijo, Angelo
3 de dezembro de 2015 at 11:35
Vi uma vez em um programa de culinária no GNT sobre esse pão cozido a vapor, eu não conhecia até esse tempo. Fiquei apaixonada pelo processo do pão mesmo, sabe? Eu sou apaixonada pelo pão!
https://oladobeldavida.wordpress.com/
14 de setembro de 2016 at 18:48
tinha visto esse pão em uma serie e ficado com vontade de comer. Obrigado por compartilhar, Muito bom gosto o site.