Com essa nova leva de frio em São Paulo, fui atrás de uma nova receita de sopa. Sou fã de sopa de abóbora, e essa é bem boa, simples e bem gostosa, faço quase sempre. Mas a estrela da receita aqui é a Granola. Esse post é pra falar dela. Pra você que sente falta de alguma coisa crocante e salgada na hora de tomar uma sopa, mas quer uma alternativa mais saudável do que uma fatia de pão torrado, essa receita é pra você. Uma granola simples, fácil, sequinha e salgadinha. Que serve tanto para comer com uma salada, como lanche da tarde ou, meu preferido, por cima de uma bela sopa cremosa.
A receita é básica, e você pode fazer do seu próprio jeito, com a mistura de castanhas e sementes que você desejar. Eu usei o que tinha em casa, e o que mais gosto: amêndoas, semente de girassol, semente de abóbora, quinoa e gergelim. Adorei a combinação, mas imaginei outras mil também. Pra dar um toque de sabor usei uma colher bem cheia de sal marinho em flocos, tipo flor de sal, mas sal comum também funciona, e também um pouco de páprica picante, que dá um toque bem leve mas necessário. Como ela não leva muito mel na receita, a granola fica mais soltinha e menos grudada com a minha receita de granola doce. Testei uma receita que levava clara de ovo, pra deixar ela grudada e mais crocante. Achei gostoso mas não achei que valesse a pena a sujeira extra, então essa é a minha receita oficial.
Antes de terminar, pra falar de sopa também precisamos falar de caldo. Quanto melhor e mais saboroso o caldo, mais incrível a sopa. Então, por isso, preciso falar novamente sobre o Caldo de Legumes e Parmesão. Uma das minhas descobertas preferidas deste último ano. Um panelão com água, legumes e todas as cascas de queijo parmesão que você jogou fora a vida toda. O sabor dele depois de uma hora de cozimento é algo impressionante, com um gosto de parmesão incrível (e um aroma pela casa inteira também!). Depois que aprendi esse truque, sempre deixo um saquinho na geladeira acumulando cascas e restos de queijo parmesão. Faço um panelão de caldo e depois congelo em potes menores, pra nunca correr o risco de ficar sem esse caldo maravilhoso.
Granola Salgada
Essa é uma receita básica de granola salgada, que pode ser adaptada para os ingredientes que você gosta ou tem em casa.
Ingredientes
1 xícara de aveia em flocos
1 xícara de amêndoas, nozes ou castanhas
1 xícara de sementes (eu usei semente de abóbora, de girassol, quinoa e gergelim)
1 col. de chá de sal
½ col. de chá de páprica picante ou pimenta caiena
¼ xícara de azeite de oliva (4 col. de sopa)
1 col. de sopa de mel
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Separe uma assadeira grande antiaderente.
Na assadeira, adicione a aveia com as amêndoas/nozes, as sementes, o sal e a páprica/pimenta. Misture bem e então adicione o azeite de oliva e o mel. Misture novamente e espalhe na assadeira uniformemente.
Leve ao forno e asse até ficar dourada, mais ou menos 30 minutos. De 10 em 10 minutos, retire do forno e mexa toda a granola, para cozinhar por igual.
Quando estiver pronta, retire do forno e deixe esfriar bem, ela estará ainda mole quando sair do forno, mas ficará crocante quando terminar de esfriar.
Guarde em um pote bem fechado e use como desejar. Saladas, sopas, queijos cremosos e até na banana amassada do café da manhã.
Sopa de Abóbora
para 4 pessoas
Como eu falei lá em cima, eu sempre uso caldos caseiros quando faço sopa em casa, e meu preferido é esse de Legumes e Parmesão, porque ele deixa a sopa com um sabor incrível, e é vegetariano também. Mas se quiser pode usar um caldo de galinha caseiro também, fica ótimo.
Ingredientes
1kg de abóbora
1 cebola
1 dente de alho
1 litro de caldo caseiro de legumes e parmesão
Aqueça o caldo em uma panela ou no microondas.
Corte a abóbora em pedaços. Pique a cebola e o dente de alho.
Em uma panela média, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola por uns 5 minutos, até amolecer. Adicione o alho e refogue por mais um minuto.
Adicione a abóbora e o caldo quente, tempere com uma pitada de sal e cozinhe em fogo médio-baixo por 20 a 30 minutos, até que a abóbora esteja mole.
Bata no liquidificador ou com um mixer de mão. Prove, ajuste o sal e tempere com pimenta do reino.
Sirva quente com a granola salgada.
20 de julho de 2016 at 18:09
Amo, amo, amo abóbora!
Também amo granola salgada!
Faço a minha com açúcar e coloco gel de chia (só colocar um pouco de água na chia).
Também coloco cebola desidratada nos últimos 5 minutos de forno…
Fica uma cooooisa de delícia!!!
Amo suas fotos, sempre que vc anuncia post no Insta corro aqui…
SUCESSO!!!
=D
20 de julho de 2016 at 22:08
Oi Anna. Que bom que você curte as receitas 🙂 Obrigado! E vou pesquisar essa dica aí do gel de chia.. nunca tinha ouvido falar. E adorei também a da cebola desidratada, deve deixar um gosto ótimo!! Granola salgada é bom demais!! Fiquei viciado.. heheheh Beijo!!
24 de julho de 2016 at 12:06
Já vi pessoas fazerem com clara de ovo…
Nunca fiz, mas com o gel de chia fica ótimo. Grudadinho na medida!
Experimenta depois!
Beijos
27 de julho de 2016 at 20:55
Eu fiz o teste com clara de ovo. Ela fica grudadinha, bem boa, mas achei que deixa menos crocante, então deixei ela soltinha mesmo. Vou testar o gel de chia na próxima 🙂 Beijo!
6 de agosto de 2016 at 15:18
Por favor me tire uma dúvida: a quinoa em grãos é crua? Muito obrigada. Marina
8 de agosto de 2016 at 22:42
Oi Marina. É crua sim. Ela cozinha no forno, mas ainda fica crocante, uma delícia. Beijo
12 de janeiro de 2017 at 13:13
Oie!
Qual abóbora você usou?
Linda sopa!
20 de janeiro de 2017 at 21:29
Oi. Usei a japonesa/cabotiá. Quase sempre uso ela pra fazer sopa. Acho menos aguada e mais saborosa 😉