Canederli

Esta receita é um prato típico da região do Trentino-Alto Adige, no norte da Itália, e faz parte de uma série de receitas que fiz após uma viagem por diferentes regiões da Itália. Esta faz parte da primeira história: Alta Badia e Bolzano. Trouxe de viagem comigo um pedaço de Speck, porco curado e defumado, como uma copa, e além de comer como aperitivo usei para fazer estes Canederli.

Um dos pratos principais da região, o Canederli é basicamente bola de pão cozida em brodo (caldo de carne), e pode ser servida no próprio brodo ou mais seca, com algum molho cremoso. Já havia conhecido esse prato ano passado, em Berlin, porém com o nome de Knödel. Ele lembra muito o Pien, prato típico da minha região no sul do Brasil, e uma das minhas comidas preferidas da vida.

Em casa segui algumas receitas como base e fiz metade de speck e metade de queijo. Ambos ficaram ótimos. O Canederli é super macio e tem aquele gosto de comida de vó, me senti na casa da minha nonna. Fica ótimo em um dia mais frio, com uma taça de vinho. Aqui tomei o Lagrein que trouxe de viagem, uma uva típica do Alto Adige.

Canederli  Canederli

Canederli

Canederli

Canederli

Canederli  Canederli

Canederli  Canederli

Canederli  Canederli

Canederli

Canederli  Canederli

Canederli

Canederli

Canederli

Canederli

Canederli in Brodo
receita para 6 canederli / 2 pessoas
receita adaptada daqui e daqui

Como speck é super difícil de encontrar fora do Trentino-Alto Adige pode substituir por um pedaço de um bom bacon ou, melhor ainda, pancetta.

Se preferir fazer uma versão vegetariana é só deixar de lado o speck e adicionar um punhado a mais de queijo parmesão ralado, e ao final cozinhar em um caldo de legumes e parmesão.

Grande parte do gosto do Canederli vem do caldo, então sempre melhor usar um bom caldo caseiro, bem saboroso. Aqui usei um de galinha caipira com legumes.

Ingredientes
150gr de pão italiano dormido
50gr de speck ou pancetta ou bacon
50gr de queijo parmesão ralado
1 ovo
½ xícara de leite integral
½ cebola
noz moscada
1 col. de sopa de salsinha picada
2 col. de sopa de farinha
½ xícara de farinha de rosca
2 litros de caldo de carne ou frango, caseiro (brodo)

Corte o pão em cubos bem pequenos. Em uma tigela grande, bata o ovo com o leite e adicione uma pitada pequena de sal e pimenta do reino. Adicione o pão picado e misture bem. Cubra a tigela com um pano de prato e deixe repousar por uma hora, mexendo de vez em quando.

Enquanto isso, pique a cebola finamente e o speck em cubos pequenos. Aqueça uma colher de azeite de oliva e uma de manteiga e refogue a cebola com o speck por alguns minutos, sem dourar muito. Retire do fogo e deixe esfriar.

Passada uma hora, esmague bem o pão com as mãos, até formar uma massa uniforme. Adicione a mistura de speck e cebola ao pão (se estiver usando), juntamente com o queijo, uma pitada de noz moscada, a salsinha e a farinha. Misture tudo e acerte o ponto, adicionando mais farinha ou leite se precisar, para fazer uma massa que seja mole mas firme o suficiente para poder se enrolada. Deixe descansar por mais uns 15 minutos, para pegar sabor.

Com as mãos levemente molhadas, monte os canederli, fazendo bolas um pouco maior que uma bola de golf. Passe rapidamente em um prato com a farinha de rosca e reserve.

Aqueça o caldo de carne/brodo em uma panela grande e cozinhe os canederli em fogo baixo por 15 minutos, até estarem cozidos no centro.

Sirva em um prato fundo com mais brodo e um pouco de queijo parmesão ralado por cima.