Estive na Itália em Fevereiro deste ano e passei por 4 regiões. De cada lugar trouxe alguns ingredientes típicos e um vinho local. De volta ao Brasil, fotografei os ingredientes e pesquisei algumas receitas inspiradas nestes lugares para recriar em casa. Esta é a primeira parte: Alta Badia e Bolzano, ambas na região do Trentino-Alto Adige, no norte da Itália, fazendo divisa com a Áustria.
Alta Badia é uma estação de ski, no meio das Dolomites, as famosas montanhas do norte da Itália, composta por diversas pequenas vilas e cidades, cheia de hotéis e restaurantes. As montanhas são incríveis, com um desenho lindo, que ficam ainda mais impressionantes em um dia de sol e céu azul.
Bolzano é uma cidade meio italiana, meio alemã, com uma das melhores qualidades de vida da Itália, e uma feira natalina super famosa. Por lá me senti mais na Alemanha, já que nos restaurantes bebi muita cerveja local e comi strudel, spätzle, chucrute e pernil de porco. A região tem estas tradições culinárias mais pra Áustria do que pra Itália por ter pertencido ao império Austro-Húngaro por muito tempo.
Um dos pratos principais da região, e o que escolhi para fazer em casa, é o Canederli, uma bola de pão cozida em brodo (caldo de carne), que havia conhecido ano passado em Berlin, pelo nome de Knödel. Lembra muito o Pien, prato típico da minha região no sul do Brasil, e uma das minhas comidas preferidas da vida.
O sabor mais comum do canederli é o Speck, um dos produtos mais típicos da região, senão o mais típico, e foi o que eu escolhi para trazer de viagem. Um pedaço de carne de porco, levemente defumado e curado por alguns meses. O sabor e a textura lembram uma copa. Durante a viagem, comi todos os dias no café da manhã também, eles estava por tudo.
Além do speck, trouxe também uma garrafa de vinho Lagrein e um pote de mel local com avelãs, amêndoas, nozes e pinólis, perfeito sobre um pedaço de queijo. Tudo extremamente saboroso (as avelãs principalmente, minhas preferidas), perfeito com um pedaço de queijo.
Com essas fotos, misturando os locais que visitei com os seus ingredientes, tentei criar uma história para mostrar o que achei mais bonito de cada lugar. Em breve a segunda parte: Verona e Risotto al Radicchio e Salsiccia.
As Dolomites vistas do Rifugio Lagazuoi e os Canederli in Brodo que fiz em casa
Hotel Spa Rosa Alpina
Hotel Spa Rosa Alpina e um pedaço de Speck
Bombardino, a bebida típica das estações es ski: gemada, conhaque e chantilly.
Centro de Bolzano
Canederli allo Speck no Batzenhäsl, Bolzano
Soprabolzano
Rio Rienza nos arredores de Brunico e Stinco di Maiale, Sauerkraut e Canederli no Batzenhäsl, Bolzano
Canederli in Brodo, receita aqui
25 de abril de 2017 at 16:00
Que fotos incríveis! Sou apaixonada pelo seu trabalho e fico feliz da vida quando atualiza o blog. (: Farei a receita que passou, com certeza.
25 de abril de 2017 at 21:05
ta muito lindo esse post amigooo!!!! que perfeição!!!!
28 de abril de 2017 at 20:39
<3
26 de abril de 2017 at 00:35
Suas fotos são surreais!!
4 de junho de 2017 at 06:26
Que fotos demais. Eu moro em Milão, também no norte da Itália, mas não conheço essa região ainda (mas já anotei aqui para a próxima temporada de ski). Parabéns pelo post demais!