San Gimignano é a maravilhosa cidade de torres de pedra no meio da região da Toscana. Toda tombada e toda de pedra, é um pedaço da idade média. Estive nessa cidade 7 anos atrás, fiquei bastante impressionado. Nesta nova viagem passei um dia por lá, subi na torre principal novamente e fiquei lá observando os corvos gritando e voando ao redor das torres.
Almocei em uma pequena osteria nas ruas paralelas e mais afastadas do centro onde hoje, infelizmente e como de costume, tudo é muito turístico e nada típico. Como era domingo, o restaurante estava cheio de famílias da região em grandes mesas, me lembrou bastante os almoços da minha família lá na serra gaúcha. Todos gritando e falando ao mesmo tempo, com o mesmo sotaque italiano.
Meu almoço foi uma Pappa al Pomodoro, receita que fiz para este história. Um primo piatto clássico da toscana, feito com pão velho/dormido e tomate (inteiros, molho ou passata), cozidos até virarem literalmente uma papa. Finalizada com uma quantidade bem generosa de azeite de oliva extravirgem da melhor qualidade, é um prato perfeito para se sentir o gosto puro do tomate com o azeite, e um leve toque de manjericão. A receita toda está nesse link.
Assim como na história que fiz sobre Firenze, os ingredientes que fotografei foram pão e tomate, clássicos toscanos. Perfeitos para combinar o azeite de oliva toscano orgânico extra virgem que trouxe de viagem, com uma taça de Chianti Classico, o vinho típico da região.
Essa é o último post desta longa história da Itália, mas daqui uns meses já vem outra saga italiana. Estou escrevendo este post em um trem entre Veneza e Bologna, então já já vem mais.
6 de novembro de 2017 at 19:16
Sua cozinha é inspiradora! Parabéns pelo site e pelas receitas! Todas que testei até hoje adorei!