Essa foi uma das receitas que a Mari cozinhou lá na cozinha dela. Um filé mignon no ponto, meio mal passado, suculento e macio. Com um molho escuro, brilhoso e meio adocicado. E acima de tudo extremamente fácil. O molho se cozinha praticamente sozinho. E o filet só dar uma selada rápida pra ele terminar de cozinhar no forno, garantindo o ponto perfeito! Melhor ainda se acompanhado pelo Risoto de Figos que a Mari preparou também.

Filet Mignon ao Vinho do Porto e BalsâmicoFilet Mignon ao Vinho do Porto e BalsâmicoFilet Mignon ao Vinho do Porto e Balsâmico  Filet Mignon ao Vinho do Porto e BalsâmicoFilet Mignon ao Vinho do Porto e BalsâmicoFilet Mignon ao Vinho do Porto e Balsâmico  Filet Mignon ao Vinho do Porto e BalsâmicoFilet Mignon ao Vinho do Porto e BalsâmicoFilet Mignon ao Vinho do Porto e Balsâmico

Filé Mignon ao Vinho do Porto
para 6 pessoas

Ingredientes
6 medalhões de filé mignon
2 xíc. Vinho do Porto (dica: há um ‘genérico’ da marca Dom Isidro)
2 col. de sopa de cebola roxa picada (meia cebola)
2 col. de sopa de extrato de tomate
2 col. de chá de manteiga gelada
1 xíc. de aceto balsâmico
2 col. de chá de açúcar

Comece pelo molho. Coloque a cebola, o vinho e o aceto balsâmico em uma panela e deixe ferver até reduzir à uns 2/3. Junte o extrato de tomate e deixe reduzir mais um pouco, até ficar cremoso. Acrescente o açúcar, uma pitada de sal e pimenta do reino. Por fim, junte a manteiga gelada para dar brilho. Reserve até a hora de servir.

Pré aqueça o forno a 200ºC. Tempere os medalhões. Em uma frigideira, coloque uns fios de azeite e deixe esquentar bastante. Mantendo o fogo alto, coloque os medalhões para selar, aproximadamente 1 minuto de cada lado. Eles vão terminar de cozinhar no forno. Se sua frigideira for pequena, pode fazer alguns medalhões por vez, e transferindo os cozidos para uma assadeira.

Leve os medalhões ao forno por alguns minutos, até que cozinhem por dentro mas sem deixá-los passar do ponto. Sirva com o molho em cima. E acompanhado pelo Risoto de Figos.