Esses dias recebi um pedido da minha amiga Maeda: fazer o seu bolo de aniversário. O sabor não importava, contanto que o bolo fosse rosa, como todos os outros que já fiz para o aniversário dela. Então saí em busca de inspirações e ideias, e como sei que ela ama limão siciliano, decidi inventar um bolo Pink Lemonade. E dessa vez, sem usar corantes ou anilinas! Queria que o rosa fosse natural.
Framboesa e limão siciliano são uma combinação realmente incrível, como já tinha descoberto nessa receita aqui. Decidi pegar um monte de receitas que já tinha e decidi unir todas elas nesse bolo, que é mais ou menos assim: uma massa de limão siciliano bem fofa, como recheio um lemon curd (creme inglês de limão) à base de gemas misturado com uma geleia caseira de framboesa e para cobertura, uma nova paixão, buttercream de framboesa (creme de manteiga). A cobertura é doce, os recheios mais azedos, então no final fica no ponto.
Bolo Pink Lemonade – Limão Siciliano com Framboesa
Esse bolo tem 4 etapas de preparo. Bolo, 2 recheios e cobertura. Não é o bolo mais fácil do mundo, mas não é tão trabalhoso assim, e o resultado vale a pena para uma ocasião especial. O jeito mais fácil de fazer, na minha opinião, é começar com os recheios, depois assar o bolo e enquanto o bolo esfria fazer a cobertura. Os recheios na verdade podem ser feitos com uns dois dias de antecedência. O bolo pode ser feito com um dia de antecedência, só guardar ele em temperatura ambiente coberto com muito plástico filme. A cobertura é melhor fazer no dia.
Bolo de Limão
2 xícaras de farinha de trigo
2 col. de sopa de maisena
1 col. de chá de fermento em pó
1 col. de chá de bicarbonato de sódio
½ col. de chá de sal
100 gr. de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
raspas da casca de meio limão siciliano
2 ovos, em temperatura ambiente
1 xícaras de leite integral
Aqueça o forno a 180ºC. Cubra o fundo de uma forma de bolo redonda (entre 20 e 25cm) com papel manteiga e unte tudo com manteiga e farinha.
Peneire os ingredientes secos (farinha, maisena, fermento, bicarbonato e sal) dentro de uma tigela e reserve.
Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga e o açúcar, até que fique bem claro e fofo, uns 5 minutos. Adicione a raspa da casca de limão e bata mais um pouquinho. Adicione os ovos, um por vez, batendo bem a cada ovo e parando para raspar as paredes da tigela com uma espátula. Diminua a velocidade para mínima, adicione o leite e bata um pouco. A mistura vai parecer que talhou, é normal.
Por fim, adicione a mistura de farinha, em três partes, batendo muito pouco entre cada adição, só até misturar. Desligue a batedeira e termine de incorporar a farinha com uma espátula.
Despeje a massa na forma e leve ao forno. Asse até que ele pareça dourado ou até que um palito saia limpo quando espetado no centro do bolo. Mais ou menos de 35min a 45min. Vá testando depois de meia hora.
Retire do forno, espere uns 10 minutos e desenforme o bolo. Retire o papel manteiga, se usou, e deixe descansar por no mínimo uma hora. Para montar o bolo.
Recheio de Limão Siciliano (Lemon Curd)
3 gemas
raspas da casca de meio limão siciliano
¼ de xícara de suco de limão siciliano
½ xícara de açúcar
50gr de manteiga sem sal, gelada
Em uma tigela, misture as gemas, as raspas da casca de limão, o suco de limão e o açúcar. Bata com um batedor de arames para misturar bem.
Despeje numa panela pequena e leve ao fogo baixo. Cozinhe mexendo por alguns minutos, mexendo sem parar com uma colher de pau, até que ele comece a ferver lentamente e engrossar a ponto de cobrir as costas da colher.
Retire do fogo e adicione a manteiga, em pedaços. Mexa bem com a colher de pau até que ela derreta e se misture ao creme.
Transfira para uma tigela limpa, cubra com um plástico filme encostando ele diretamente no creme, para não formar uma casquinha. Leve a geladeira até a hora de usar. Pode guardar na geladeira por uns 2 dias até usar.
Recheio de Geleia de Framboesa
1 xícara de framboesas (150gr), frescas ou congeladas
1 col. de sopa de maisena
2 col. de sopa de açúcar
Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena e leve ao fogo médio. Cozinhe, misturando bem, até que as framboesas se desmanchem um pouquinho e soltem um pouco de líquido. Transfira para uma tigela e leve à geladeira.
Cobertura de Creme de Manteiga de Framboesa
½ xícara de framboesas (70gr) frescas ou congeladas
100gr de manteiga sem sal, em temperatura ambiente.
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
Se as framboesas estiverem congeladas, deixe-as fora da geladeira por algumas horas para descongelar. O mesmo com a manteiga se estiver gelada.
Em um processador de alimentos ou liquidificador, faça um purê com as framboesas.
Passe por uma peneira para retirar as sementes.
Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa e clarinha. Adicione uma xícara de açúcar e bata bem. Pare e raspe as bordas da tigela com uma espátula antes de adicionar a outra xícara. Bata bem.
Adicione a framboesa e bata até que a cor fique bem misturada. Provavelmente você terá que terminar de misturar com a espátula.
Se não for usar na hora, cubra com plástico filme e deixe em temperatura ambiente.
Para montar o bolo
Corte o bolo ao meio, com uma faca de pão. Eu sempre começo cortando ao redor, bem pouquinho, em todo o bolo, girando ele, para depois cortar mais profundo e atravessar o bolo. Isso garante que você corte ele realmente ao meio.
Coloque o bolo na bandeja que irá usar para servir. Espalhe o recheio de limão siciliano sobre ele, deixando alguns centímetros da borda sem recheio, pois senão ele vai escorrer. Despeje por cima geleia de framboesa, em colheradas, misturando um pouco. Cubra com a parte de cima do bolo.
Cubra o bolo com a cobertura. Para ele ficar bem certinho e alinhado, existe uma técnica chamada Crumb Coating, ou camada de migalhas. Ela é uma primeira camada de cobertura, bem fina, que serve para segurar todas as migalhas e nivelar todas as imperfeicões do bolo. Realmente últil. Para isso, espalhe metade do buttercream ao redor e sobre todo o bolo. Com uma espátula comprida, nivele e arrume ela. Não precisa cobrir o bolo, a massa pode aparecer ainda, é só para preencher os buracos entre as camadas e segurar as migalhas mesmo.
Leve à geladeira por 10 minutos, para firmar.
Retire e cubra o bolo com o restante do buttercream. Espalhando com uma espátula e girando o bolo.
As receitas sempre falam que esse tipo de bolo e cobertura deve ficar em temperatura ambiente, mas eu prefiro ele um pouco mais geladinho, senão acho que a cobertura pode ficar enjoada, então deixo na geladeira e retiro para servir tipo uma hora antes.
4 de março de 2015 at 14:51
Nossa, que coisa mais deliciosa! Vou fazer na versão cupcake pra ver se dá certo. Já tinha tentado fazer bolo de limão antes com o suco de limão, que sola completamente a massa. Errando também se aprende né? Talvez troque a framboesa por outra coisa por conta do cu$to, mas entendo que desse jeito deve estar mais que perfeito! *-*
4 de março de 2015 at 18:28
Cupcakes vão funcionar com certeza! Pode testar. A massa fica incrível e a raspa de limão dá um gosto ótimo. E vc tem razão, framboe$a$ são caras mesmo. Eu até achei umas congeladas que estavam em conta viu. Mas se quiser, tanto o recheio quanto a cobertura pode tentar fazer com morangos ou mirtilos. Depois me conta como ficou 😉
4 de março de 2015 at 19:45
Estou amando seu site, as fotos lindas, as receitas, seu jeito de explicar! Parabéns.
14 de março de 2015 at 13:01
Brigado Isabel 🙂
6 de agosto de 2015 at 04:39
Ângelo,
Fiz esse bolo!!!
Ficou fodaaaa!!! Segui suas instruções, mas troquei a framboesa por amoras e o buttercream fiz com blueberry… Era o q tinha!!! Deu super certo! Obrigada por me proporcionar um momento tão mega fofo com minha filhota na cozinha!!! Ela fez a geléia!!!
Óh o sorrisão!!! 🙂
11 de agosto de 2015 at 14:57
Que lindo Kelly! Que bom que deu certo e que você gostou. Beijo!
14 de agosto de 2015 at 21:45
que fotos lindas, parabens!
21 de setembro de 2015 at 11:48
Bom Dia,
Fiz esse bolo ontem e ficou perfeito!! Segui a risca a receita e deu super certo!!
Querdio Parabéns pelo blog e pela dedicação de nos explicar a receita detalhadamente!!
bjs
24 de setembro de 2015 at 14:09
Que lindo Muri!!!! Fico super feliz em saber que deu certo e que ficou bom. Muito obrigado mesmo! Beijão!
20 de outubro de 2015 at 20:33
Tem algum outro creme para cobrir sem ser de manteiga?