Chegou o Natal! E junto com o espírito natalino estou de volta. Depois de ficar longe do blog por alguns meses, decidi que estava na hora de voltar. Estava com saudades. A cada foto que eu editava eu me lembrava porque gosto tanto de fazer tudo isso. Retratar o processo de cada receita, a beleza de cada ingrediente, a sujeira e a bagunça linda do preparo, todos elementos que fazem parte destas histórias que eu realmente amo contar.
Andei correndo bastante nesses último meses. Primeiro foi uma temporada longa no Rio de Janeiro, fotografando um dos projetos mais lindos dos quais já participei, o Refettorio Gastromotiva. Ano que vem farei vários posts contando um pouco da experiência, com minhas fotos preferidas e algumas receitas inspiradas nos jantares. Logo depois minha irmã casou, e eu como mais que padrinho fiquei envolvido em tudo. E já em seguida chegou a minha tão esperada viagem de férias. Fugi para o frio extremo, em um passeio pelo outono amarelo de Berlin e pelo outono invernal da Islândia, o lugar mais lindo e absurdo que já estive (paisagens de outros planetas + neve + aurora boreal !!!). Ano que vem também vou contar um pouco sobre a viagem, com muitas fotos e também algumas receitas inspiradas nas culinárias de lá.
Mas agora que estou de volta e vamos logo às receitas! Não são de um Natal bem clássico, mas achei melhor deixar as receitas tradicionais com as tias e mães que fazem as melhores farofas, as melhores maioneses de batata, os melhores arrozes com ou sem uva passa. Quis procurar algumas receitas mais refrescantes e menos pesadas, que combinam perfeitamente com todo banquete natalino preparado pelas mães e tias acima mencionadas, que fazem tudo com muito carinho, amor e um pouquinho de estresse de final de ano.
Ao invés de peru ou chester (blergh) decidi fazer um Frango assado, orgânico e caipira, saboroso e suculento, levemente perfumado com raspas de laranja e folhas de tomilho, e assado com um punhado de cebolas, que acho que ficam perfeitas com o frango. Claro que um peru é mais natalino e muito maior, o que faz mais sentido em ceias natalinas familiares com dezenas de convidados famintos, porém acho que um frango é um começo ideal para quem se intimida com uma ave maior, e também é perfeita para um encontro pré-natalino entre poucos e bons amigos.
Para acompanhar, duas receitas não muito complicadas mas incrivelmente deliciosas. Um Gratinado crocante de batatas, lindo e festivo, e não tão pesado quanto os gratinados mais tradicionais (não leva creme de leite), já que nosso clima natalino não é dos mais amenos. E uma Salada fresca de maçã verde, erva-doce e avelãs, inspirada em uma que provei em um restaurante em Nova York e sempre quis recriar.
Para sobremesa, duas receitas lindas e muito natalinas. Torta de Cereja, para aproveitar esta fruta que para mim é uma das mais lindas e natalinas, e por isso mesmo essa é uma das únicas época em que elas aparecem aos montes nos mercados. Fiz também Biscoitos Linzer, uma receita clássica austríaca, de biscoitos com uma massa de amêndoas e especiarias, cobertos com uma nevasca de açúcar de confeiteiro e recheados com geleia de framboesa. Tem cara e gosto de Natal, ficam lindos na mesa da ceia, e também funcionam muito bem como presente.
Espero que estas receitas inspirem um pouco a cozinha natalina de cada um, e desejo um final de ano maravilhoso para todos! Ano que vem estou de volta, com mais receitas, mais fotos e mais histórias.
Beijos natalinos,
Angelo
PS: para ir para as receitas é só clicar nas fotos dos pratos aqui 😉
16 de dezembro de 2016 at 00:58
Amo tanto esse blog! Tô felizona que ele está voltando a funcionar aos poucos, embora tenha te acompanhado pelo Instagram também. (:
20 de janeiro de 2017 at 21:33
:))))
16 de dezembro de 2016 at 05:24
Fico muito feliz de saber que vc não parou com o blog (ficava direto atualizando o blog), gosto muito do seu trabalho dos pots, receitas e claro a suas fotos, parabéns , vc me inspira,..
20 de janeiro de 2017 at 21:33
Muito, muito obrigado Jefferson 🙂 Prometo voltar com mais frequência (embora tenha demorado quase um mês pra responder seu comentário heheh)
20 de dezembro de 2016 at 22:20
Que bom que vc voltou!!! Louca para os posts do ano que vem 🙂